quarta-feira, 7 de julho de 2010

Introdução à Lógica

A lógica nos leva a pensar corretamente para que possamos alcançar o conhecimento verdadeiro. “O estudo da Lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto” (SCOLARI, et al, 2007, p. 2).
“A lógica fundamenta os raciocínios e as ações, o pensamento lógico geralmente é criativo e inovador. A cabeça humana é uma máquina notável que não pode e nem deve ser robotizada. O raciocínio lógico lubrifica e torna mais produtivo o pensar em direção ao porvir. É dos hábitos da reflexão que brota o aprender” (SÉRATES, 2004, p. 23). Assim:


“Para Piaget (Piaget, 1975), o conhecimento evolui progressivamente, por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras, através de estágios. Isto significa que a lógica e as formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos (…). Da mesma forma que na leitura ou escrita, o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos é um fator de extrema importância. É fundamental que os alunos compreendam e raciocinem sobre o que está sendo proposto e não somente decorem e apliquem fórmulas” (SCOLARI, et al, 2007, p. 2).


A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido quando garante que nosso pensamento está sendo processado de forma correta com o objetivo de chegarmos ao conhecimento da verdade. Assim, a lógica fala dos argumentos, apresenta conclusões que obtemos por meio de provas que são seu alicerce. Os símbolos de origem matemática que expressavam os enunciados e raciocínio da lógica, ou seja, lógica matemática, passaram a ser usados com mais intensidade por meio dos estudos de George Boole, em meados do século XIX (CASTAÑEDA, 2008).

Você já jogou xadrez alguma vez? Observe que ao jogar xadrez você está usando o raciocínio, ou seja, analisando e escolhendo a melhor jogada para executar. A lógica nos ajuda a pensar corretamente, distinguir com mais facilidade o correto do incorreto.
Você tem ideia do que é proposição? Proposição é uma oração declarativa composta por sujeito, verbo e predicado que pode ser verdadeira ou falsa. Como por exemplo: No lavrado de Roraima existem cavalos selvagens. Esta frase tem sentido completo. Quando estudamos a lógica matemática, as operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) estamos fazendo uso das proposições.

0 comentários:

Postar um comentário